Extra! Extra! Agatha Christie
desapareceu!
desapareceu!
![]() |
Jornal da época com matéria sobre o desaparecimento de Agatha Christie |
No final de 1926, uma notícia ganhava as manchetes dos jornais da Inglaterra: Agatha Christie (voluntária ou involuntariamente – não se sabe ao certo) nos presenteou com um de seus maiores mistérios. Só que desta vez, a novidade ficou por conta de ter sido ela mesma a protagonista da história: a Rainha do Crime simplesmente desapareceu por 11 dias seguidos.
Até os dias de hoje, um véu encobre as razões do desaparecimento e o próprio encadeamento dos fatos durante aqueles 11 dias. Algumas informações foram confirmados, outras, porém, são supostas por historiadores e pesquisadores. Com base nessas alegações, uma tentativa de ordenação cronológica dos acontecimentos seria a seguinte:
(Será que você consegue deduzir o que houve apenas com estas precárias pistas?)
* 3 de dezembro de 1926 (sexta-feira):
- Agatha Christie escreve uma carta
para sua secretária pedindo-lhe que cancele as reservas para hospedagem em
Yorkshire.
- À noite, ela sai de sua casa em seu
carro, um Morris Cowley
verde, levando consigo uma mala pequena.
* 4 de dezembro de 1926 (sábado):
- Agatha Christie envia uma carta de
Londres para seu cunhado dizendo que estava a caminho de Yorkshire. Ele a
recebe no segunda-feira, mas não chega a lê-la, pois ela se perde antes disso.
- Ela escreve outra carta para o Chefe
de Policia de Surrey informando-lhe que ela temia por sua vida.
- O carro de Agatha Christie é
encontrado perto do lago Silent Pool, em Newland’s Corner, Surrey, com o capô levantado
e as luzes acesas. Dentro, abandonados, seu casaco de peles, a mala com seus
pertences e uma carteira de motorista vencida.
O que teria acontecido? Estaria ela viva ou morta? As perguntas afloravam por toda parte e o mistério ganhou proporções internacionais após a policia de Surrey ter expedido uma notificação de pessoa desaparecida.
Uma recompensa de 100 mil Libras foi oferecida por qualquer informação que levasse a sua descoberta. 500 policiais em quatro países foram destacados para as buscas, auxiliados por escoteiros, cães farejadores e cerca de 15 mil de voluntários. Até mergulhadores e aviões foram utilizados – aliás, foi a 1ª vez que se usou aviões de busca para encontrar alguém desaparecido na Inglaterra.
Bem, ao final ficou-se sabendo que Agatha Christie passara todo esse tempo incógnita em um hotel, o então Hydropathic Hotel (hoje Old Swan) em Harrogate. Por que razão ela escondeu sua verdadeira identidade e até se registrou com um nome falso?
Muitas teorias foram formuladas para seu desaparecimento, desde questões pessoais a um golpe de marketing friamente arquitetado, passando por teorias fantásticas, como abdução (?!) Quais teriam sido os verdadeiros motivos afinal? Leia na próxima segunda-feira, em mais uma edição de Notícias & Novidades – Onde estará a Rainha do Crime? (2ª parte).
(Ops! Acho que acabei me contagiando um pouquinho além da conta por todo este clima de mistério...)
Old Swan Hotel: http://www.classiclodges.co.uk/The_Old_Swan_Hotel_Harrogate