quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Notícias & Novidades - Como aborrecer os fãs de Agatha Christie


Nem só de alegrias vivem os fãs de Agatha Christie.
 
Agatha Christie
Em face da última notícia sobre o mundo de Agatha Christie, fiquei aqui pensando se a publicaria ou não nesta minha singela Revista-blog – especialmente agora no mês de setembro, quando estamos celebrando o mês de aniversário de Agatha Christie. Na verdade, eu não queria nem, por um lado, dar muito crédito a esta notícia triste (para dizer o mínimo), nem tampouco falar de coisas desagradáveis justamente neste mês especial. Porém, o espírito jornalista dentro de mim, febril e ululante, não está conseguindo se conter. Então, vai lá: uma novíssima estória com o detetive Hercule Poirot, escrita por Sophie Hannah e autorizada por Mathew Prichard, neto de Agatha Christie e presidente da Agatha Christie Limited, será publicada em setembro de 2014 pela Harper Collins.

 
Mal foi publicada a notícia no site oficial de Agatha Christie (link permanente na página inicial desta Revista-blog), protestos pipocaram nas redes sociais em todo o mundo – e aqui no Brasil não foi diferente. Minha opinião é a de que isto é absolutamente desnecessário. Além disso, ninguém pode contestar o fato de que tal coisa vai de encontro à vontade manifesta da própria Agatha Christie, haja vista todo o planejamento que arquitetou para que Cai o Pano (Curtain) fosse publicado – a saber: a autora escreveu Cai o Pano no princípio dos anos de 1940, época da II Guerra Mundial, acredita-se, porque temia por sua própria vida, e não queria deixar o personagem de Hercule Poirot em aberto, isto é, livre para ser reescrito em novas estórias por outras pessoas. Como nada aconteceu com ela naquele período, Agatha Christie manteve os originais de Cai o Pano seguramente trancados em um cofre de banco por mais de 30 anos, e com instruções específicas para quando e como deveria ser publicado.


Bem, como sou a favor da liberdade de expressão, abro o espaço para Comentários (assim como o email exclusivo desta Revista-blog: agathachristieobraeautora@gmail.com) para quem desejar se manifestar – contra ou a favor – da empreitada deste novo livro. Envie sua opinião!


E para quem desejar ler mais a respeito do novo livro com Poirot, aqui vão alguns links:

 
Site oficial de Agatha Christie: http://www.agathachristie.com/news/article/best-selling-british-crime-writer-sophie-hannah-to

 
G-1.com


 
Revista Veja:


 
Site Público - Cultura:


 

2 comentários:

  1. É complicado. A moça tem todo direito de escrever, mas pelo amor de Deus, escrever sobre nosso querido Hercule Poirot não é nada legal!
    #chatiada

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Bibelô Bella. Obrigada por enviar sua opinião. Abraços e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir