quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Agatha & História - O título de Dama do Império Britânico


Ela era uma mera Escritora, 

                                    que tornou-se Lady,

                                                              que tornou-se Dame!


Agatha Christie

Os leitores mais frequentes desta Revista-blog já devem ter percebido que, por diversas vezes, eu me refiro à Agatha Christie como Dame Agatha. Bem, não se trata tão somente  de um estilismo ou de uma forma respeitosa ou carinhosa de me referir à autora. Trata-se, antes sim, da mais pura verdade: Agatha Christie é de fato uma Dame.






Agatha Christie: Dame Commander
of the British Empire


Rainha Elizabeth II da Inglaterra



Em 1971, nossa querida escritora foi agraciada com o título de Dama do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II em uma pomposa cerimônia no Palácio de Buckingham. O nome completo da comenda é: Dame Commander of the British Empire, e é o equivalente, para mulheres, a um título de Cavalheiro, por sua vez, somente concedido a homens.



Conforme explicita o site oficial do governo britânico (links ao final deste artigo), o título foi instituído pelo Rei George V em 4 de junho de 1917, com o propósito de ser concedido a pessoas comuns por serviços prestados à Cora Inglesa. O interessante é que estes tais serviços podem se relacionar a qualquer ramo de atividade, incluindo, portanto, aquelas não combatentes e não militares.



Grand Cross - Badge



Uma vez que alguém é agraciado com o título, passa a ser obrigatória sua utilização em referências oficiais à pessoa. No caso, o título de Dame Commander of the British Empire pode ser resumido pela sigla DBE, e a sua detentora, no caso, Agatha Christie, passa a ser oficialmente referida como Dame Agatha Christie, ou ainda simplesmente, como é mais comum, por Dame Agatha.








Grand Cross - Star



A Mais Popular Escritora Inglesa
no Gênero

Uma curiosidade, todavia, é que o reconhecimento da importância de Dame Agatha pelo Império Britânico já havia ocorrido anteriormente. Anos antes de ser consagrada com o título de Dama, Agatha Christie, em 1956, por ser a mais popular escritora de estórias de crime e mistério, foi condecorada com as medalhas equivalentes à honra do mesmo título, mas não ainda com o próprio título de Dama – sutilezas do protocolo da realeza inglesa.  Estas medalhas são a Grand Cross – Star  (Grande Cruz – Estrela),  e a Grand Cross – Badge  (Grande Cruz – Insígnia), como se pode ver nas fotos acima. Note que as cores também são emblemáticas e representativas das condecorações: a fita é definida como cor de rosa com extremidades em cinza






Agatha Christie: Lady Mallowan



Sir Max  e Dame Agatha



Outra curiosidade é que seu marido, Max Mallowan, em 1960, recebeu condecoração semelhante por seus trabalhos em arqueologia, e depois, em 1968, foi consagrado Cavaleiro do Império Britânico. Como consequência, ele recebeu o título de Sir Max, e, automaticamente, Agatha Christie, como sua esposa, recebeu o título de Lady Mallowan. Três anos mais tarde, passou ela mesma a ser uma Dame, equivalendo-se, portanto, na hierarquia monárquica, ao próprio marido.


E foi assim que Agatha Christie passou de escritora para Lady e depois para Dame.  Grande Agatha!   




Para conhecer a história das medalhas e comendas, consulte o site oficial do governo britânico em: http://www.medals.org.uk/united-kingdom/united-kingdom024.htm


Para ver a lista das mulheres que receberam o título de Dame, clique em: http://www.nndb.com/honors/303/000051150/


Para ver a lista completa, clique em: http://www.nndb.com/honors/106/000048959/

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário