domingo, 29 de setembro de 2013

Especial Setembro 2013: Mês Agatha Christie - Somos Felizes Súditos da Rainha do Crime


 
De escritora a Lady,
                        depois a Dame,
                                        depois a Rainha! 
 
Agatha Christie recebeu o nobre título de Dama do Império Britânico em 1971 (veja matéria de mesmo nome em Notícias& Novidades). Entretanto, de nossa parte, seus fãs, ela foi consagrada muito tempo antes com o título de:
 
A Rainha do Crime
 
Uma Mulher, Muitos Papéis
 
Agatha Christie
Dame Agatha era uma pessoa tímida, uma mulher que desfilava a elegância da modéstia, a beleza de um coração enorme. Durante sua vida, ela foi uma mãe dedicada, uma avó carinhosa, uma esposa companheira. Como se não bastasse, era perfeccionista, aplicada, e não se cansava – ou melhor, se cansava demais até – mas não desistia enquanto sua obra não estivesse bem escrita, o mistério bem construído, os eventos interligados. Fazer isso dá trabalho e não é tarefa fácil para qualquer escritor. Quem escreve pacatas e singelas crônicas para este blog, como eu, que o diga!

A Verdadeira Nobreza
 
Mas Agatha Christie soube desempenhar todas essas tarefas como poucos – ou como ninguém. A preciosidade de seus trabalhos é admirada, estudada, parafraseava, e serve como inspiração para a realização de filmes, seriados de TV, adaptações de peças teatrais, e, especialmente, para novos escritores do gênero. E, imagine só! - tudo partindo da mente de uma mulher que era antes de tudo uma mãe dedicada, uma avó carinhosa, uma esposa companheira...
Estes são, na realidade, os atributos que qualificam a verdadeira nobreza: aquela nobreza de cumprir o seu papel no mundo, arcar com suas responsabilidades cotidianas, fazer o que tem que ser feito. Aquela nobreza da alma, do caráter, do coração. Não é à toa que Agatha Christie foi, é e será amada e venerada por gerações após gerações.

Nós: seus Fãs, seus Súditos
 
Agatha Mary Clarissa Christie-Mallowan pode até ter recebido por parte da Rainha da Inglaterra o título de Dama por ter representado com destaque positivo a Grã-Bretanha. Porém, por ter divertido nossos dias, instigado nossas curiosidades, mexido com nossos nervos, brincado com nossas células cinzentas, suspendido nossas respirações, surpreendido-nos a cada capítulo, ela foi reconhecida como a suprema Rainha do Crime. Mais do que tudo isso, ela tocou profundamente nossos corações.
Somos hoje, declaradamente, felizes e fieis súditos da escritora que, um dia, tornou-se uma Lady, e que depois tornou-se Dame, mas que cima de tudo tornou-se nossa mais querida e maior Rainha!
 
 
Muito obrigada, Agatha Christie!
De sua eterna súdita,
Christy Siqueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário