segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Palavras de Fã - Participação Especial: Eugênio Ferreira


ESPECIAL  SETEMBRO 2013:
 
MÊS AGATHA CHRISTIE


Agora, o Fã é quem fala!

Todo nós, que somos fãs, já experimentamos esta curiosa trajetória entre o escuro sem graça do período quando desconhecemos um artista, e o fascinante mundo multicolorido de emoções que se descortina diante de nós depois que o conhecemos. Sabendo disso, para o primeiro tema da nova seção desta Revista-blog – Palavras de Fã – convidei vários fãs de Agatha Christie a responderem em poucas palavras a seguinte pergunta: como se tornou fã de Rainha do Crime. O relato de Eugênio Ferreira, mais um leitor assíduo da Revista-blog e grande fã de Agatha Christie, é o próximo a ser publicado, a seguir.

 *****************************************************************


Quando era criança, eu não era lá um grande leitor. Não que eu fosse aquele garoto que odeia livros. Mas eu só costuma ler aquilo que era obrigado devido a escola. De um certo modo, eu associava a leitura com uma obrigação escolar, uma tarefa, um dever de casa. Assim, quando tinha algum tempo livre, eu queria mais é jogar bola, andar de bicicleta, brincar, fazer atividades ao ar livre. Foi na adolescência que eu comecei a tomar gosto pela leitura, e em especial pelos livros de detetive. Eu tive esta professora fantástica que achava que os alunos tinham que primeiro gostar de ler e depois serem forçados a ler aqueles livros que todo jovem acha chato, e que acaba lhe traumatizando desde a escola. Bem, esta professora deixou que escolhêssemos dentre uma lista de opções que só incluíam livros legais, juvenis. Dentre eles, lá estava O Assassinato no Expresso do Oriente.

A princípio, eu o achei desinteressante, aquela capa que para mim na época era sem graça. E o que era esse tal de Expresso do Oriente afinal? Expresso, que eu sabia naquela época, eram ônibus rápidos para São Paulo. Fugi daquele livro e escolhi outro. Agora nem me lembro mais qual, mas sei que não era nenhum da Agatha Christie. O que eu não sabia era que a professora tinha planos de fazer com que os livros circulassem pela turma, ou seja, mais de um aluno acabaria lendo o mesmo livro. Assim foi que o tal do Expresso caiu em minhas mão. Fazer o quê, né? Tive que ler. E foi então que a mágica aconteceu. Me apaixonei! Nunca tinha lido nada tão excitante, emocionante, de tirar o fôlego! Lembro-me que meus amigos me chamavam para jogar bola e eu fingia que estava com dor de barriga ou algo assim e que não poderia sair, mas nada: era só pra ficar lendo o maravilhoso Assassinato no Expresso do Oriente! Ah, bons tempos aqueles. Fiz meu trabalho para a escola sobre o livro, mas fiquei com muita pena quando ele acabou. Foi então que outra mágica aconteceu: não é que tinha mais livros da Agatha Christie para ler? Oba! E não apenas mais um, porém uns cinco! Ficava ansioso para chegar logo minha vez de ler o próximo. Devorei todos. Não me lembro bem agora quais eram os outros. Mas, assim que li todos os cinco livros que a professora trouxe, novamente a tristeza. Até que descobri que a biblioteca da escola tinha mais! A partir daí, virei um fã. Fui lendo todos da biblioteca da escola, a escola acabou, fui comprando outros e lendo e lendo. Nunca mais parei. Hoje, fico relendo, e muitas vezes nem me lembro mais de quem era o tal assassino. A Senhora Agatha Christie é definitivamente fantástica. Quase tão fantástica quanto a minha professorinha, aquela que me fez gostar de ler.

Eugênio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário