sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AGATHA & TURISMO - A Milha Agatha Christie



Coisas Legais para se Fazer em Torquay:


The Agatha Christie Mile 


Torquay Moderna



Esta é a postagem inaugural da mais nova seção desta Revista-blog: Agatha & Torquay. A cidade de Torquay, na região da Riviera Inglesa, em Devon, é o local de nascimento de Agatha Christie. Lá ela viveu por toda a sua infância e juventude, até seu primeiro casamento, em 1914, e para lá ela voltou, anos mais tarde, já casada pela segunda vez com Max Mallowan, para viver pelo resto de sua vida.

Em vista disso, Torquay não só está inteiramente envolta em acontecimentos de celebração da vida e da obra de Agatha Christie (como o próprio Festival Agatha Christie: postagem especial sob o marcador: Setembro 2013: Mês Agatha Christie), mas também está repleta de locais e construções que remontam a sua época e que foram, de algum modo, inspiradores em sua vida.




Torquay antiga



São lugares que ela frequentava e que guardam – no silêncio de suas paredes e árvores e ruas e janelas e jardins e objetos – a lembrança e a memória de nossa querida Rainha do Mistério. Assim, pretendo, nas publicações sob este novo marcador, fazer um passeio por Torquay e ir revisitando estes lugares e eventos e desfrutando de suas peculiaridades e curiosidades. Acredite: há mesmo muitas coisas legais para se fazer em Torquay!





A   MILHA  AGATHA  CHRISTIE 
(Agatha Christie Mile)

A Melhor de Todas as Milhas!



mapa dos pontos de destaque da Milha Agatha Christie


Foi muito fácil escolher qual seria a 1ª publicação de Coisas legais para se fazer em Torquay: quando você chega a Torquay, sem sombras de dúvidas, a primeiríssima coisa que você deve fazer é uma agradável caminhada a pé pela assim denominada Milha Agatha Christie (Agatha Christie Mile). 

Imagine-se fazendo um passeio que é uma caminhada de reconhecimento por alguns locais que que tiveram uma participação especial na vida da escritora. Não se trata de um sightseeing tradicional para turistas, mas de um pequeno percurso, ao longo da baía, de frente para o mar, como se pode ver no mapa acima, onde placas exclusivas com uma foto de Agatha Christie marcam os 11 pontos diferentes. Há muitos outros lugares ligados a ela para se conhecer e visitar em Torquay, mas a Milha de Agatha Christie funciona assim como um aquecimento para as futuras emoções. 

Nas próximas edições tratarei de cada uma destas localidades e das outras separadamente, mas, por enquanto, que tal uma breve pincelada pelos 11 locais de destaque da Milha Agatha Christie? Vamos lá: 




GRAND HOTEL







Pode-se começar a caminhada tanto por um extremo como pelo outro da baía de Torquay. Supondo que comecemos pela Torbay Road, nosso 1º ponto é o Grand Hotel, onde Agatha Christie e Archibald Christie se hospedaram logo após seu casamento na véspera do Natal de 1914 e pouco antes de ele partir para a França, para a Guerra, para só retornar seis meses depois.



TORRE  ABBEY





Seguindo adiante na caminhada, o próximo ponto é Abadia de Torre (Torre Abbey), uma construção histórica, datada de 1196, e, portanto, a mais antiga de Torquay. Recentemente reaberta após reformas (em julho de 2013), a Abadia não é mais um prédio religioso, mas é um local para exposições, onde se destacam a Sala Memorial Agatha Christie, com objetos caros à escritora, e – na verdade, do lado de fora da construção – os seus jardins, que sempre fazem parte dos eventos especiais do Festival Agatha Christie de Torquay, com suas plantas venenosas, muito significativas nas estórias da Rainha do Crime.





PRINCESS  PIER



jovem Agatha ao centro

A Marina de Torquay é contida por dois píeres: o Haldon Pier de um lado e o Princess Pier, ou Pier da Princesa, do outro, e que é o próximo ponto de destaque da caminhada. Há época de Agatha Christie, os jovens costumavam patinar ao longo do píer, e a jovem Agatha não era uma exceção. Na verdade, este era um de seus passatempos prediletos! Como se pode ver na foto, lá estava ela ao centro, de vestido longo e chapéu. Só não sei como conseguia patinar vestida assim...






PRINCESS  GARDEN




Mais adiante, em nossa 4ª parada, encontramos os Jardins da Princesa (Princess Gardens), um belíssimo jardim, inaugurado em 1894, e que é todo ornado no estilo clássico vitoriano. Agatha Christie era uma assídua frequentadora, e chegou a incluí-lo na estória de Os Crimes ABC (The ABC Murders).





THE  PAVILLION


Continuando o trajeto, alcançamos um prédio elegante, inaugurado em 1912, destinado a concertos, denominado The Pavillion. Como sabemos, Agatha Christie adorava música e concertos clássicos, e frequentou a casa diversas vezes.



BUSTO DE BRONZE DE 

AGATHA CHRISTIE





A 6ª parada é em um local calmo e que nos convida a um momento de reflexão: chegamos diante do busto de bronze erguido em homenagem à Agatha Christie, o único existente no mundo, e que foi encerrado em 15 de setembro de 1990, data do centésimo aniversário de nascimento da escritora, por sua filha, Rosalind Hicks.




THE  STRAND


The Strand antiga
O próximo ponto na caminhada é a movimentada área denominada The Strand, que já era um ponto de encontro há época da jovem Agatha, local de parada para as carruagens e diligências, e também uma região para se ir às compras, inclusive na sofisticada loja William & Cox, hoje a Hoopers.




MUSEU  DE  TORQUAY



Em seguida, passamos pelo maravilhoso Museu de Torquay, o mais antigo de Devon. Ele é o único no mundo que apresenta uma exposição permanente dedicada a Agatha Christie, criada em 1990, e cujo acervo foi montado com a contribuição da família da escritora através de objetos, fotos inéditas e outras peças.





ROYAL  TORBAY  YACHT  CLUB


Placa sinalizadora de pontos de destaque ao longo da Milha Agatha Christie: Royal Torbay Yacht Club


O Royal Torbay Yacht Club vem logo adiante. O pai de Agatha Christie, Frederick Miller, era um de seus membros e assíduo frequentador, que, como era o costume na época ente os cavalheiros, ia para lá a fim de jogar cartas, ler o jornal, conversar com amigos. Tal rotina só era interrompida na temporada de cricket, quando passava então a frequentar o Clube de Cricket, do qual era presidente.





BEACON  COVE




A 10ª parada fica diante da Enseada de Beacon (Beacon Cove), que quase foi o palco de uma tragédia. Certa vez, a jovem Agatha, que adorava nadar, quase se afogou ali com dificuldades para se livrar das correntezas e sair dali, sendo avistada, por sorte, e salva por um homem que passava de barco.





HOTEL  IMPERIAL 






Chegamos à última parada nesta agradável caminhada: o Hotel Imperial. Diversas vezes retratado por Agatha Christie em seus livros, o elegante e glamoroso hotel tem uma vista belíssima da baía, e foi muito frequentado por Agatha Christie em sua época em diversos eventos sociais. Tanto Hercule Poirot como Miss Marple passaram pelo Hotel Imperial no decorrer de suas aventuras desvendando mistérios: em Peril at End House, um caso de Poirot, Agatha Christie o rebatiza com o nome de Hotel Magestic, ao passo que, em Um Crime Adormecido (Sleeping Murder), é no terraço do hotel que Miss Marple desvenda o mistério no último capítulo.



**************************

Depois desta breve caminhada pela Milha Agatha Christie, estamos prontos para começar a desfrutar com mais detalhes destes e dos outros lugares especiais, na região da Riviera Inglesa, para a vida e a obra de nossa amada escritora. Afinal, ainda há diversas outras coisas muito legais para se fazer e se conhecer em Torquay!




4 comentários:

  1. Meus sinceros parabéns pelo seu blogazine, Cristina. Sou fã há décadas de Agatha Christie, e aqui há muitas informações detalhadas sobre sua vida e obras. Glod bless!

    ResponderExcluir
  2. Adotei este tour sobre a terra natal de Agatha Christie.Obrigada por compartilhar sobre os fatos inéditos para mim sobre a vida de nossa Rainha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ama Agatha ama tudo relacionado a ela, não é mesmo? Obrigada por enviar seu comentário. Seja sempre bem-vinda a minha blogazine!

      Excluir