sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - Quem foi a inspiração para criar Miss Marple



Existiu alguma Miss Marple

na vida real?



Helen Heyes como Miss Marple

Quem teria sido a velhinha que inspirou Agatha Christie a criar a esperta e adorável Miss Marple? Segundo consta, não fora uma senhorinha somente: foram várias delas, cujas personalidades, maneirismos, formas de se trajar e hábitos cotidianos, Agatha Christie foi misturando, como quem prepara a delicada massa de um doce refinado, acrescentando uma coisinha aqui, eliminando outra ali, inventando outra acolá, provando um pouquinho até chegar a esta doce e sagaz velhinhas a quem tanto amamos hoje.

Em Os Treze Enigmas (The Thirteen Problems), Miss Jane Marple nos é descrita por Agatha Christie pela primeira vez como:

 trajando um vestido preto de brocado, muito bem preso ao redor da cintura. Rendas de musselina desciam como uma cascata pela frente de seu corpete. Ela vestia luvas de renda preta e um capa preta de renda encobria seus fartos cabelos brancos como a neve ajeitados em um coque no alto da cabeça. Ela estava tricotando – qualquer coisa branca e fofa e suave. Seus olhos azuis opacos, benignos e gentis, escrutinavam seu sobrinho e convidados com prazer.
 

Não foi a avó de Agatha Christie!
Geraldine MacEwan como Miss Marple

Na Autobiografia, Dame Agatha nos revela que Miss Marple contém uma certa dose de influência das diversas mulheres que conheceu através de suas duas parentes idosas, senhoras tipicamente vitorianas, chamadas de Aunt-Grannie (Tia-Vozinha), que era na verdade a própria avó de Agatha Christie, e Grannie B (Vozinha B). Contudo, de sua própria avó, Margareth Miller, ela nos conta que Miss Marple não compartilhava de qualquer semelhança, ao contrário do que muita gente pensa:

Miss Marple não era, de modo algum, um retrato de minha avó; era muito mais atarantada e tinha suas manias de solteirona, o que não era o caso de minha avó. 

Exceto talvez unicamente pela tendência de sua avó em esperar o pior de todos e de tudo – e por estar, com uma eficiência quase assustadora, geralmente certa.





"Miss Marple se insinuou de mansinho
em minha vida."
Porém, o que eu considero mais interessante entre todas as coisas que Agatha Christie falou a respeito de Miss Marple foi que a velhinha detetive  se insinuou tão de mansinho em minha vida que quase não notei sua chegada. 

Quando questionada a respeito de Os Treze Enigmas, Agatha Christie dizia que não conseguia se lembrar onde, quando ou como teria escrito o livro, por que veio a escrevê-lo, ou mesmo o que lhe havia sugerido escolher uma nova personagem – Miss Marple – para atuar na estória.






Julia Mackenzie como Miss Marple 

Gosto de imaginar esta calma com que a gentil velhinha simplesmente apareceu na vida de nossa querida escritora. Se Miss Marple fosse real, eu não conseguiria enxergar outra forma de ela ter surgido, por exemplo, em uma sala de sua casa, quieta em uma poltrona, tricotando ou bebericando uma xícara de chá. Agatha Christie costumava dizer que:

Miss Marple se debruçou furtivamente sobre mim, tomando-me conta sem o menor esforço. Não houve planejamento na sua construção, deliberações prévias sobre a personagem, nenhuma vontade consciente de escrever sobre ela envolvida.

Simplesmente, calmamente, lá estava ela, sorrindo, pronta para se envolver em aventuras e mistérios.




ESPECIAL  SETEMBRO 2013:

MÊS de ANIVERSÁRIO de

AGATHA CHRISTIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário