domingo, 7 de julho de 2013

Agatha & História - Onde foi parar a Rainha do Crime? (2ª parte)


Encontrada: sim. 

Solucionado o mistério: ainda pairam

 dúvidas!
 

Possíveis disfarces de Agatha Christie enquanto estava desaparecida
publicados pelos jornais da época

Em 1926, uma comoção internacional movimentou centenas de policiais e de voluntários, fez um lago ser dragado, recompensas serem oferecidas, aviões de busca serem utilizados pela 1ª vez na Inglaterra para achar uma pessoa. Tudo porque Agatha Christie havia desaparecido do mapa.

Após 11 dias seguidos sem que ninguém de sua família ou amigos fizessem ideia de onde estava, Agatha Christie foi finalmente localizada em um hotel-spa em Harrogate. Ela chegou até lá de taxi no dia 4 de dezembro trazendo consigo apenas uma pequena mala e se registrou sob o nome falso de Mrs. Teresa Neele. O passo a passo dos atos de Agatha Christie nos 2 dias anteriores ao seu desaparecimento (conforme dados da época que coletei) foi exposto na publicação da última segunda-feira: Notícias & Novidades - Extra! Extra! Agatha Christie desapareceu! (1ª parte).
 

As 3 Teorias mais famosas

Mas quais foram afinal de contas os motivos para tal ato de ousadia e que gerou tantas consequências sérias? As teorias afloram, pois, até hoje, nada ficou muito bem esclarecido nem oficialmente confirmado. Vamos a 3 destas hipóteses:

1ª) perda de memória.
 
2ª) vingança contra o marido, Archibald Christie.
 
3ª) golpe de publicidade.
 
 
Amnésia foi o que Agatha Christie teria alegado oficialmente na época. Partidários desta hipótese acrescentavam que a amnésia teria acontecido em decorrência de um acidente com seu carro. 

Todavia, esta teoria de perda de memória foi também a menos aceita pela polícia e pelos repórteres. Eles apontavam algumas incongruências, como, por exemplo, o fato de ela ter escrito uma carta para a famosa loja de departamentos Harrods, enquanto hospedada no spa, a respeito de um anel de diamantes que havia perdido (de verdade) na loja, descrevendo o anel em detalhes e pedindo que lhe fosse entregue no hotel onde estava, aos cuidados da tal Mrs. Teresa Neele, sua identidade falsa. Acreditava-se que, se ela estava com amnésia, não se lembraria do anel nem de sua perda.


Agatha e seu marido Archibald Christie

Porém, a favor de Agatha Christie e da teoria da amnésia, os fatos também revelam que, pouco tempo antes, sua mãe adoecera gravemente e viera a falecer, e Agatha Christie, encarregada dos cuidados, não teve qualquer apoio do marido, Archibald Christie, que costumava alegar detestar doença, morte e problemas, e simplesmente fora para a Espanha e depois para Londres, deixando-a sozinha com seu fardo. Além disso, pouco depois, Archibald Christie comunicou à Agatha que ele estava apaixonado por outra mulher, a secretária de um amigo deles, e queria o divórcio imediatamente.

Consequentemente, por motivos óbvios, Agatha Christie se encontrava exausta, física e emocionalmente. Ela demonstrara, pouco antes do desaparecimento, estar à beira de um ataque de nervos, caindo no choro de repente ou tendo dificuldades em se lembrar do próprio nome na hora de assinar um cheque. Enfim, sintomas hoje largamente conhecidos de tensão emocional e excesso de trabalho. No entanto, naquela época, preconceitos e intolerância contra as mulheres, seus sentimentos e sua psique eram muito comuns, e, em função disso, é evidente que policias e repórteres, universo então basicamente masculino e, repito: naquela época, machista, desprezassem a relevância da questão do colapso nervoso e consequentemente a teoria da perda de memória, total ou parcial. Naqueles tempos, sequer se falava tão comumente como se fala hoje em um simples e corriqueiro stress!


Dados esses fatos, a hipótese de vingança contra o marido fica agora mais fácil de se perceber. O nome da mulher por quem Archibald Christie pretendia trocar sua esposa, Agatha Christie, era Nancy Neele – e o nome falso usado por Agatha Christie no hotel era justamente Mrs. Teresa Neele. Coincidência?

Bem, em todo caso, isto não tem nada de vingativo. A vingança mesmo seria, segundo os policiais e os repórteres da época, que, uma vez desaparecida a esposa, Archibald Christie poderia ser preso e até indiciado pelo seu assassinato, ou então, no mínimo, ele seria envergonhado publicamente – como de fato foi – pelo adultério e por ter sido um péssimo marido.

manchete: "Agatha Christie encontrada viva"

Já a hipótese do golpe de publicidade, outra preferida da polícia e dos repórteres, tem seu fundamento na seguinte ideia: seria só para aumentar as vendas de sua então última publicação, Assassinato de Roger Ackroyd - The Murder of Roger Ackroyd, que, a propósito, já era o best-seller do momento e logo não precisava de nenhum golpe de publicidade!

Hum..., interessante, não é? De qualquer forma, devido a este boato, houve ondas de protesto dos contribuintes exigindo o cancelamento das buscas, que eram por demais dispendiosas.

Bem, agora, escolha a sua teoria: dê sua opinião!

Há mais 3 teorias romanceadas: uma delas cogitando um caso de amor entre Agatha Christie e outro homem (?!), outra envolvendo um alien (??!!), e a terceira especulando acerca de uma abdução extraterrestre (???!!!). Bem, mas isto é um papo para o próximo sábado, em mais um episódio do enigma: Onde foi parar a Rainha do Crime? Até lá. 


 
 
 

4 comentários:

  1. Adorei como vc acabou com o Archie! Agatha foi magnânima em. sua autobiografia e acredito que assim o fosse em. vida, ao tentar assumir a culpa, ainda , pelo,comportamento dele. Aliás, ela foi magnânima com muita gente. Só para constar, dos 5500 exemplares que forma lançados em 26 de abril de 1926 de O Assassinato de Roger Ackroyde, 4000 já haviam sido vendidos quando Agatha desapareceu, o que ajuda a acabar de vez dom a bendita teoria de golpe publicitário. Ela não teria nem o que vender, se as vendas aumentassem e as compras de Natal estavam apenas começando!
    Se Agatha falou em amnésia, fico com ela.

    ResponderExcluir
  2. É como se diz popularmente: "Dai a Cesar o que é de Cesar." E eu digo: "Dai a Archie o que é de Archie..."

    Obrigada, Tito, também pela contribuição com os dados numéricos quanto às vendas de O Assassinato de Roger Ackroyde. Isso fecha o caso, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais esta postagem esclarecedora! Teu blog é maravilhoso! Sou leitor assíduo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Adriano. Escrevo com carinho para os fãs de nossa querida Dame Agatha.

    ResponderExcluir