terça-feira, 16 de julho de 2013

ENTRE ASPAS - Os Aviões de Agatha Christie


A Caixa Apertada e a Terra Achatada


Agatha Christie


Em tempos de férias escolares, achei bem interessante – e providencial – esta passagem da Autobiografia na qual Agatha Christie nos conta quais são suas impressões sobre o avião e sobre viagens internacionais.

Autobiografia

(Quarta parte: Namoriscando, cortejando, proclamas, casamento)
 

Creio que nada na vida me causou maior decepção que o fato de o avião se transformar num modo habitual de viajar. Na época, sonhávamos com os aviões por serem semelhantes a pássaros voando – na exaltação de nos precipitarmos pelos ares. Agora, quando penso na maçada de apanharmos um avião e voarmos de Londres à Pérsia, de Londres às Bermudas, de Londres ao Japão – pode haver algo mais prosaico?

Uma caixa apertada, com assentos acanhados, e a vista que se desfruta é, na maioria das vezes, a das asas e a da fuselagem, e, por baixo, nuvens de algodão em rama... Quando enxergamos a terra, ela se nos apresenta achatada como um mapa... Oh, sim! É decepcionante!


Alguma semelhança com os dias de hoje? ....


 

2 comentários:

  1. Agatha Christie foi uma das testemunhas oculares do primeiro voo de avião da história... O 14 Bis de Santos Dumont em 12 de novembro de 1906 no Campo de Marte em Paris!
    Ela disse que foi um voo muito curto, mas que a sensação foi enorme.
    Ela defendia o brasileiro como Pai da Aviação e comentava: Depois falaram dos irmãos Wright...

    ResponderExcluir
  2. Bacana, Tito. Você sempre contribuindo com informações interessantes!

    ResponderExcluir