sexta-feira, 12 de julho de 2013

Agatha & História - O Mistério chega a TV - Onde foi parar a Rainha do Crime? (3ª parte)



O enigma contagia as telas

Um dos maiores e mais duradouros mistérios de Agatha Christie é aquele que ela mesma protagonizou: o que de fato teria acontecido durante seu estranho desaparecimento por 11 dias em 1926. E, depois que ela foi localizada, quais teriam sido os motivos para seu sumiço. Estes enigmas intrigaram pessoas do mundo todo e, é claro, a dramaturgia não ficou de fora.
Agatha, Hollywood, e um Amor Proibido



filme: "Agatha" (1979)
Uma proposta para o mistério é apresentada no filme Agatha (1979), da Warner Brothers, com base no livro de mesmo título, publicado no ano anterior, da jornalista Kathleen Tynan. Ela se concentrou no seguinte questionamento: o que Agatha Christie faria consigo mesma em consequência de seu colapso nervoso?

A partir daí, Tynan desenhou um cenário hipotético no qual Agatha Christie, abalada com a notícia de que seu marido vai deixá-la por uma mulher mais jovem, viaja para o hotel em Harrogate. Lá, ela conhece Wally Stanton, um jornalista norte-americano que logo se apaixona por ela e, em meio a um furtivo romance, ele a ajuda a superar a dor da perda de seu marido e os pensamentos depressivos e suicidas. 

Em minha opinião, a melhor parte do filme fica por conta do elenco, composto de ótimos atores: Vanessa Redgrave, que interpreta Dame Agatha, e Dustin Hoffman, que faz Wally Stanton.



Agatha, Dr. Who e uma vespa


Fenella Woolgar como Agatha Christie

Outra especulação no mínimo, digamos, criativa, é aquela apresentada em um episódio da clássica série de TV Dr. Who, intitulado The Unicorn and the Wasp (algo como: O Unicórnio e a Vespa), de 2008.

Alinhando-se com a teoria da perda de memória, na estória, uma vespa alienígena ameaça a vida de Agatha Christie, interpretada por Fenella Woolgar, e em seguida afunda no lago Silent Pool (região onde de fato o carro da escritora foi encontrado abandonado). O trauma deste evento bizarro faz com que Agatha Christie perca sua memória, e é então que o Dr. Who, interpretado por David Tennant, leva a abalada mulher para o hotel em Harrogate para que se recupere. Porém, na verdade, ele acredita que a amnésia da escritora é apenas parcial, pois ela consegue se recordar de coisas ligadas a tal vespa alienígena.

O bacana do episódio é que ele recria um certo clima das obras de Agatha Christie, com a inclusão de suspeitos como a anfitriã, o vigário, o coronel e a socialite.

Agatha abduzida por alienígenas



Alf o ETeimoso


Quanto à especulação sobre uma abdução extraterrestre de Agatha Christie, com a clássica perda de memória após os alienígenas a terem devolvido ao planeta Terra, bem, desculpem-me, mas o episódio de Dr. Who é o máximo de ficção científica sobre o caso aonde pretendo chegar. Prefiro deixar esta hipótese a cargo do divertido, ele próprio um alienígena de Melmac, o Alf.








A teoria que faz todo o sentido

Ambas as sugestões de filmes valem, ao menos, como um divertimento. Mas, deixando a dramaturgia de lado e voltando para as teorias reais e possíveis para o enigma do desaparecimento, o biógrafo Andrew Norman alega que, 80 anos depois, conseguiu decifrar o enigma e apresenta uma explicação bem razoável e plausível, calcada em muita pesquisa e dados científicos. Na próxima (4ª parte) de: Onde foi parar a Rainha do Crime?

Um comentário:

  1. Assisti o filme quando passou por aqui em 78 e nunca mais achei. Ano passado consegui ele em DVD. O melhor do filme são os cenários reais em Harrogate, vale a pena conferir! Os aparelhos todos estão no museu da cidade, mas o balneário fechou em 77, quando as fontes de águas sulfurosas esgotaram.

    ResponderExcluir