sexta-feira, 26 de julho de 2013

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - Hum... até que ia cair muito bem nesse frio!


Chá, sanduíches e bolinhos: 
estão servidos?



Humm, que friozinho tem feito nestes últimos dias, não é mesmo? É em ocasiões como essa que dá aquela vontade de tomar uma bebida bem quentinha, acompanhada de um pãozinho crocante com uma camada farta de nossa geleia predileta, ou daquela fatia de bolo com calda de chocolate, escorrendo lentamente pelas bordas... Humm!
Eu estava aqui pensando no que escreveria para esta publicação de Chá e bolinhos com Miss Marple, mas a verdade é que eu só conseguia pensar que adoraria ser convidada pela própria Miss Marple para um de seus chás da tarde tipicamente ingleses, preparados meticulosamente, na tranquila St. Mary Mead. Bem... e por que não? Isto é, que tal você preparar seu próprio chá da tarde vitoriano à moda de Miss Marple!
Pesquisando por aí em sites de culinária, me deparei com um muito simpático (link abaixo) que fornece o passo a passo para um típico chá da tarde vitoriano, bem há época das casas de campo inglesas. O mais legal é que eles chamam estas dicas de Receita de Miss Marple. Traduzi as dicas do site e acrescentei mais umas coisinhas aqui e uns detalhezinhos ali que andei aprendendo com querida detetive em seus livros. Vamos lá:






* Cubra a mesa com uma toalha branca de renda ou de linho, e não se esqueça dos guardanapos do mesmo tecido, combinando. Arrume delicadamente os guardanapos em anéis prateados ou dourados, desde que combinem com o serviço de chá.


* Escolha um vaso branco, arrume nele flores miúdas entrelaçando-as com algumas outras maiores e alegremente coloridas, e posicione-o em uma das extremidades da mesa.


* Escolha um serviço de chá de porcelana, bem delicado, com motivos florais em tons pastel e arabescos em finas linhas douradas ou prateadas.







* Certifique-se de que os talheres estejam muito bem polidos e brilhantes, e, é claro, posicione-os sobre a mesa ao estilo do serviço francês.



* Prepare uma pequena jarra de leite quente e lembre-se de retirar a nata.

* Coloque também sobre a mesa um pote com torrões de açúcar e um pratinho com finas fatias de limão.





* Nem pense em chá em saquinhos! Use folhas de chá naturais e providencie pequenos coadores individuais. Lembre-se de posicionar um apoio para o coador ao lado de cada xícara.

* Prepare as duas jarras do seu serviço de chá: a maior contendo o chá e a menor com água quente.

* Em potinhos individuais, despeje um pouco de mel, em outro, o creme de leite, a geleia e a manteiga, que deve ser cremosa e estar em temperatura ambiente.





* Em um carrinho de bolo de três andares, arrume os sanduiches na bandeja inferior, as rosquinhas de nozes e os cookies com gotas de chocolate na bandeja do meio, e uma seleção de bolinhos de frutas e bolinhos recheados com creme na bandeja de cima.

* Lembre-se de forrar antes cada bandeja com uma coberturas rendadas de papel de seda na cor branca, combinando com a toalha.

* Intercale sanduiches de pão branco com os de pão preto. Corte-os em pequenos triângulos e lembre-se de retirar a casca.

* O recheio ideal para os sanduiches é uma pasta caseira feita a base de cream cheese, salmão e finíssimas fatias de pepino. Outra opção de recheio é feita com cream cheese, atum defumado e amêndoas picadas.  




* Enfeite a bandeja de sanduiches com pequenos raminhos de mostarda e de agrião, a bandeja com os cookies e as rosquinhas com pequenos morangos, e salpique as bandejas de bolinhos com pedacinhos de damascos cristalizado.


* Você também pode servir um bolo ou uma torta, mas em geral esta é uma opção para uma ocasião especial, e o bolo ou a torta deve ser partida por último. De qualquer forma, reserve um pote de creme e outro de geleia em um sabor que assente com o do bolo, para serem servidos juntos.






* Prepare também uma porção extra da mesma calda do bolo, para despejá-la sobre ele pouco antes de parti-lo. Se a ocasião for realmente comemorativa, uma boa sugestão é o Delicious Death, aquele famoso bolo especialmente criado para a celebração dos 120 anos de Agatha Christie. Não tem a receita? Ah, mas isso não é um problema para os leitores assíduos deste blog! Ela está traduzida na postagem Delicioso de Morrer!, no marcador Curiosidades.





Pronto! Agora é só se sentar à mesa em companhia de pessoas agradáveis - ou de um bom livro de Agatha Christie, que dá no mesmo - e se deliciar com este irresistível chá da tarde bem ao estilo tradicional inglês. Tenho certeza de que Miss Marple aprovaria. Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário