sábado, 6 de julho de 2013

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - Bisbilhoteira ou uma fofa?


Adocicando Miss Marple


Julia Mackenzie como Miss Marple

Você já percebeu que a Miss Marple do início é bem diferente daquela adorável Miss Marple que todos nós conhecemos hoje em dia? Ok, é verdade que a gente vai lendo os livros protagonizados pela nossa esperta velhinha fora da ordem nos quais eles foram escritos por Agatha Christie. Sendo assim, reformulo minha pergunta:

Você já reparou que o jeitinho de Miss Marple em algumas estórias é bem diferente em outras?


A 1ª Miss Marple:
"A Pior das Gatas do Vilarejo!"


A 1ª Jane Marple que Agatha Christie nos apresenta, nos anos de 1930, começando com O Assassinato na Casa do Pastor (Murder at the Vicarage), definitivamente não é a mesma Miss Marple dos anos de 1970, a partir de Nemesis.


Margareth Rutherford como Miss Marple


No princípio, Miss Marple estava longe de ser aquela doce senhorinha hoje tão querida pelos seus fãs. Em O Assassinato na Casa do Pastor, ela é descrita como: a pior das gatas do vilarejo.
Jane Marple é pintada como uma velhota intrometida, que usa binóculos para espionar os moradores de St. Mary Mead fingindo que está apenas observando pássaros. Ela passa a maior parte do tempo fofocando e também finge que está distraída cuidando de seu jardim para poder escutar as conversas das pessoas que passam pela calçada.


Angela Lansbury como Miss Marple

Como a outra - a futura Jane Marple, ela também é muito sagaz, mas sua esperteza é justificada com ironia, a fim de disfarçar sua bisbilhotice, através da afirmação de que ela tem uma estranha habilidade de estar sempre certa. A ironia fica por conta do fato de ela estar sempre certa justamente porque xereta a vida dos outros, escuta atrás das portas, lê a correspondência alheia, e por isso sabe das coisas certas!

A 2ª Miss Marple:
Um punhadinho de açúcar,
 uma colherinha de mel.


Geraldine McEwin como Miss Marple

A Jane Marple desta 2ª fase continua sendo um pouco faladeira. E muito sagaz também, é claro! Porém, um bom punhado de açúcar e uma colherada de mel foram conferidos a sua personalidade. Resultado: ocorreu um certo amolecimento em sua caracterização.

Ela se torna uma senhorinha gentil, sorridente, paciente, enfim, praticamente uma fofa vovozinha de contos de fadas. Ela é sábia, aconselha a todos, inspira docilidade e até uma certa inocência, de modo que as pessoas invariavelmente subestimam sua inteligência até que são surpreendidas por suas deduções certeiras.
Qual das duas Miss Marple você prefere? Eu, certamente, prefiro a adorável e esperta velhinha com quem me imagino tomando chá com bolinhos todos os domingos à tarde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário